Deveres do cidadão italiano
Quando pensamos em fazer a cidadania italiana, geralmente buscamos saber quais são as principais vantagens e benefícios de um cidadão europeu, mas não nos preocupamos tanto com os deveres com os quais devemos passar a cumprir, como qualquer outro italiano. Entretanto, é muito importante saber sobre as nossas obrigações como cidadãos, uma vez que também somos parte do país e precisamos contribuir para que ele seja cada vez melhor para nós e para os outros. Mas quais são esses deveres? O que, como italianos, precisamos fazer para estar de acordo com o que o nosso país exige de nós? Listamos as principais responsabilidades do cidadão italiano e as explicamos, de modo que todos possam entendê-las e nunca as deixem de lado, afinal, a cidadania é uma via de mão dupla.
1 Atualização de situação familiar: uma vez italianos, devemos atentar, principalmente, a deixar as autoridades a par da nosso status familiar. A Itália acompanha de perto a vida dos seus cidadãos e exige que todos atualizem seu status quando há:
- Mudança de estado civil: Se um cidadão italiano casa-se ou se separa, é seu dever informar o acontecimento às autoridades. Isso vale também para quem mora no Brasil. O registro de estado civil deve ser atualizado no Consulado mais próximo à residência. Uma vez atualizado, o comune italiano que mantém os dados do cidadão, é informado e prepara as certidões necessárias também na Itália. Essa atualização serve, eventualmente, também para casos de cidadania por casamento e de pedido de permesso di soggiorno (visto de mais de 90 dias) para cônjuges.
- Nascimento de filhos: assim como a atualização de estado civil, quando um cidadão italiano residente no Brasil tem um filho, deve informar ao consulado para, inclusive, poder encaminhar a cidadania da criança. Quando o filho nasce na Itália, por outro lado, o registro de nascimento será feito diretamente no país.
2 Inscrição e atualização do AIRE (Anagrafe degli Italiani Residenti all’Estero)
Assim como as atualizações de status familiar, todos os cidadãos italianos devem informar às autoridades sua residência. Quem faz a cidadania na Itália, sabe o quanto é necessário estar em dia com a residência para solicitar qualquer pedido ou documento no país. Os italianos que moram na Itália devem informar todos os casos de mudança de endereço à prefeitura da cidade em questão. Para os que moram no exterior, existe o AIRE, que é um cadastro dos italianos que moram fora do país (caso dos italianos residentes no Brasil). Assim que a cidadania é concedida e a pessoa está no Brasil, deve ser feita a inscrição. As atualizações, depois, são feitas também nos consulados, e sempre naquele que abrange a região de sua residência.
3 Impostos e taxas
Sem susto. Não há impostos ou taxas que devam sem pagos, normalmente, por quem é italiano e não mora na Itália. Entretanto, todos os italianos que adquirem bens no país devem controlar as taxas a serem pagas e os impostos a serem recolhidos sobre a sua propriedade.
4 Voto
Chegamos a um tópico que trata-se mais de um direito do que de um dever, porque votar, na Itália, é facultativo, não só em plebiscitos, mas também nas eleições regionais e federais. De qualquer forma, se encaramos o voto como dever, podemos contribuir para evitar o que não achamos certo e incentivar o que nos parece bom para o país. O voto é tão importante, que o governo preocupa-se em enviar, para todos os cidadãos italianos no exterior, em casos de eleições, informações sobre candidatos/ situações e instruções para o voto. É fácil, rápido e vale muito.
5 Falar italiano e aprender a cultura
Há os que defendem que só pode ser italiano quem fala a língua e conhece seu país. Isso não é lei, pelo menos por enquanto, mas não há como negar que seria muito interessante se os italianos estivessem a par da cultura do país e, principalmente, de seu representante mais forte e bonito: a língua. Os motivos para conhecer e se apaixonar pela Itália são muitos. Que tal se arriscar nessa super aventura? É bom para seu relacionamento com o país, e as chances são grandes de ser um super prazer para você.
Para saber mais sobre a vida na Itália e sobre cidadania, visite nossa página de notícias, conheça nossos serviços e fale conosco!