Vantagens da cidadania italiana: visto para os Estados Unidos
As regras para obtenção de vistos para entrada ou permanência nos Estados Unidos dependem da nacionalidade de quem faz o pedido e pode ser muito mais difícl para cidadãos de países com os quais os EUA não mantém uma relação diplomática mais estreita. Os brasileiros que já pisaram em terreno americano sabem muito bem disso.
Mesmo para viagens em que a passagem pelos EUA seja apenas para conexão, é exigido dos brasileiros o visto de turismo, que permite uma estada de até 180 dias. Para conseguí-lo, além do preenchimento de formulários, envio de documentos e comprovações, é necessária uma entrevista na embaixada ou consulado americano que, em muitos casos, resulta em um não como resposta. Em resumo, é muito burocrático, bastante caro e pouco seguro.
Para cidadãos italianos, entretanto, a obtenção do visto para os EUA não é necessária, porque a Itália é um dos 38 países que fazem parte do Visa Waiver Program, um programa de isenção de vistos. Ou seja, tendo a cidadania, a ida para os Estados Unidos, um dos destinos preferidos dos brasileiros em férias, está garantida.
O acesso facilitado ao país se dá por meio de uma solicitação online no ESTA (Electronic System for Travel Authorization), na qual o cidadão preenche os campos solicitados com seus dados e, depois, recebe uma confirmação de viagem no e-mail cadastrado em até 72 horas. Essa facilidade é para quem quer permanecer nos EUA por até 90 dias, em viagens de lazer ou negócios, e só está disponível para quem não tem visto válido no passaporte brasileiro.
O site do ESTA pode ser acessado em português pelo link abaixo:
https://esta.cbp.dhs.gov/esta/application.html?execution=e1s1&language=pt
Outra dica: a facilidade de entrada e permanência para cidadãos italianos existe também para países como Canadá (http://www.cic.gc.ca/english/visit/eta.asp?utm_source=slash-eta&utm_medium=short-url&utm_campaign=eta), Austrália (https://www.eta.immi.gov.au/ETAS3/etas) e Japão.
Aproveite mais essa oportunidade, encaminhe sua cidadania italiana.